Published On: ter, jul 11th, 2017

Prefeitura lança programa Castra 1000

Share This
Tags

Mil animais por ano serão castrados em Almirante Tamandaré

A Prefeitura de Almirante Tamandaré lançou ontem à noite o Programa “Castra 1.000” – que irá castrar mais de mil animais que estão soltos pelas ruas da cidade ou são de propriedade de famílias de baixa renda. O lançamento ocorreu durante um Workshop para debater as leis de proteção animal, no Centro da Juventude. “Pela primeira vez na história do Município estamos realizando uma conversa com cuidadoras e protetoras para melhorar na cidade o cuidado com os animais. Temos boa vontade e agora o programa Castra 1000 – que será o início de tudo. Mas não vamos descansar. Iremos em busca de novas parcerias para melhorar o atendimento animal, que também é um problema de saúde pública”, destacou o prefeito Gerson Colodel.

 

O Workshop teve como meta principal unir protetores, cidadãos em geral e integrantes do Fórum Estadual de Proteção Animal na discussão e construção de uma Política Municipal de Proteção Animal. Hoje, a estimativa é a de que Almirante Tamandaré tenha cerca de 30 mil cães. Deste total, 50% dos animais estão soltos pelas ruas da cidade. A representante das protetoras de Almirante Tamandaré, Indianara Dias, disse que este é o início de um sonho que começa a ser realizado. “Este é um sonho, uma prova de amor, o primeiro passo para a transformação de Almirante Tamandaré”, destacou ela.

A bióloga Tosca Zamboni, presidente do Movimento SOS Bicho de Proteção Animal, lembrou que o Fórum Estadual de Defesa e Proteção Animal existe desde 2005 e busca políticas públicas como solução para problemas de maus tratos e abandono de animais. “Esse é um grande passo que Almirante Tamandaré está tomando: o programa Castra 1000 e a discussão de políticas públicas são fundamentais para o desenvolvimento de ações e medidas protetivas”, considerou a bióloga, que luta na causa animal há 20 anos.

 

Proposta – O vereador Polaco, líder do Governo na Câmara Municipal, apresentará hoje para leitura o projeto de lei 042/2017 que institui a Semana Municipal da Adoção e Bem Estar no Município, sempre próxima ao dia 10 de Abril (que será o Dia Municipal). Ele foi um dos articuladores do Workshop sobre os Direitos dos Animais.

 

Participantes – Estiveram presentes no evento: os vereadores João Marcelo Bini (presidente da Câmara Municipal), Amauri Lovato, Edenilson Caverna, Ferrugem, Stival, Polaco, Angelo Prodóscimo, Paulão, Claudinho Zoinho e Amarildo Portes; a vereadora de Curitiba Fabiane Rosa; os secretários municipais Nereu Colodel (Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), Cezar Manfron (Governo, Comunicação Social e Gabinete), Mauro Perussi (Obras e Infraestrutura), Valdecir Giareta (Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho), Jocélia Alves Fonseca (Família, Juventude, Esporte e Lazer) e Aristides Régis Machado (Assuntos Estratégicos e Ouvidoria); as protetoras Andrea Barros (membro do Instituto Abolicionista Animal), Leyla Orilio (presidente do Instituto de Proteção Ambiental e de Exercício da Cidadania e conselheira do Conselho Municipal de Proteção aos Animais), Roselene Possetti (representante da Associação do Amigo Animal), Laelia Tonhozi (secretária executiva do Fórum de Defesa dos Direitos dos Animais), Soraya Simon (presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba) e Mari Inês Piekas (protetora independente de Almirante Tamandaré); os cuidadores Indianara Dias, Cláudia Nascimento, Ana Maria Ribas, Tereza Cubis, Luciane Graciano, Cordeiro e Gislaine; Marco Antonio, gerente dos Correios de Almirante Tamandaré; a veterinária da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marlene Dunaiski; e a veterinária do Município, Fernanda Marciuniuk Lazzarin.