Published On: seg, fev 12th, 2018

Quem não se vacinou contra a Febre Amarela ainda tem tempo

Share This
Tags

Almirante Tamandaré aderiu a recomendação do Ministério da Saúde e está ofertando a vacina contra febre amarela em dias específicos em todas as unidades de saúde. A indicação é de dose única contra a doença. A dose de reforço não é mais recomendada desde abril de 2017, com a Nota Informativa nº 94, que considera que a imunidade protetora se desenvolve em 30 dias para 99% das pessoas que recebem uma dose da vacina.

 

A população alvo para vacinação é: crianças de nove meses de idade até pessoas com 59 anos. A pessoa que recebeu uma dose da vacina durante a vida é considerada imune. Gestantes não devem tomar a vacina, exceto se forem se deslocar para áreas com transmissão ativa da doença. O mesmo vale para mulheres que amamentam crianças com menos de seis meses. Se forem se vacinar por terem que se deslocar para áreas consideradas de risco, a mãe deve suspender o aleitamento materno por 15 dias após a vacinação.

Também não devem tomar a vacina: portadores de HIV, pessoas com câncer em fase de tratamento,imunocomprometidos ou transplantados. Pessoas com mais de 60 anos também só devem ser vacinadas em casos de viagem para áreas de risco de transmissão.

Fora de risco – Toda grande Curitiba é considerada como zona fora de risco de transmissão direta. Para garantir que os municípios sejam considerados livres da febre amarela, ações de prevenção estão sendo realizadas como: monitoramento dos macacos bugios e dos saguis – hospedeiros do vírus da febre amarela silvestre – feito pela Unidade de Vigilância de Zoonoses, combate ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika, chikungunya e da febre amarela urbana).

Febre Amarela – A febre amarela é uma doença sazonal, geralmente com aumento de casos entre dezembro a maio. Não há transmissão de pessoa a pessoa.

Sintomas – Febre, calafrios, dores pelo corpo, náuseas e vômitos, comum a várias outras doenças. Na segunda fase, amarelecimento da pele e dos olhos, urina escura,dores abdominais, vômitos.

Unidades de Saúde – Confira aonde você deve buscar sua vacina, lembrando que os postos começam a realizar as vacinações a partir das 8h30: Segunda-feira (São João Batista e Capivara dos Manfron), Terça-Feira (Sede, Tanguá e Tranqueira), Quarta-feira (Cachoeira, Lamenha e Rosana), Quinta-feira (Paraíso e Roma), Sexta-feira (São Venâncio e Tamboara).