Published On: seg, fev 20th, 2017

Fomento Paraná e Sebrae formam agentes de crédito

Share This
Tags

Secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho esteve presente e participou do curso

A Fomento Paraná e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) concluíram o curso de capacitação da primeira turma de agentes de crédito de 2017. O curso foi realizado nas dependências do Sebrae em Curitiba e teve a participação de 28 agentes indicados por prefeituras de 23 municípios paranaenses. Entre os agentes, o secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Valdecir Giareta. “É muito bom o curso. Esclareceu várias ideias para nortear o trabalho dos agentes”, afirmou o secretário.

Foram 48 horas/aula ao longo da semana. O conteúdo incluiu análise de crédito, gestão de risco, metodologia de análises e processos da Fomento Paraná, além de conteúdos práticos do dia a dia do agente de crédito. Segundo o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa, o agente de crédito é fundamental para o desenvolvimento dos municípios paranaenses porque orienta os pequenos empreendedores e faz a mediação para que o crédito de baixo custo chegue a quem realmente precisa.

Metodologia – O agente de crédito é quem faz o atendimento aos empreendedores nos municípios, fazendo visitas para oferecer os financiamentos ou verificando a existência dos empreendimentos. Ele também esclarece dúvidas e orienta as pessoas sobre o encaminhamento de documentos nas propostas de financiamento junto à Fomento Paraná, especialmente nas linhas de microcrédito, em valores de R$ 10 mil (para empreendedores pessoa física) a R$ 20 mil (para pessoa jurídica).

Sala do Empreendedor – Em geral, o agente de crédito é um funcionário da prefeitura atuando em agências do trabalhador ou nas salas do empreendedor. “A ideia é apoiar o desenvolvimento dos pequenos negócios na cidade, que empregam 98% da força de trabalho de todo o País”, comentou Giareta.