Published On: sex, out 27th, 2017

Pouca procura pela vacina contra HPV

Share This
Tags

Meninos e meninas podem procurar qualquer unidade de saúde de Tamandaré

Meninas com idades entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem procurar uma unidade de saúde para receber a dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). Apesar de fazer parte do calendário de vacina para os adolescentes, poucos procuram as unidades de saúde. O objetivo é reduzir a circulação do vírus e proteger contra os tipos de câncer que o HPV pode causar (como de colo de útero). A meta é a de vacinar 80% dos adolescentes.

Atualmente, o câncer de colo de útero (provocado pelo HPV) é o terceiro mais frequente e a quarta causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. Em 2015, o Paraná registrou 333 mortes pela doença. Para garantir a imunização completa são necessárias duas doses da vacina com intervalo de seis meses entre as aplicações. Em 2016, apenas 47% das meninas se vacinaram no Paraná. Destas, somente 19% retornaram para a segunda dose.

 

Em Almirante Tamandaré, a procura pela vacina ainda é pequena tanto entre meninas, quanto meninos. No entanto, para vacinar é simples: toda unidade de saúde oferece a vacina e não é necessário qualquer agendamento de horário.

Casos especiais – Também são alvo da campanha de vacinação, jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos ou medula e pacientes oncológicos. Nestes casos, o esquema vacinal inclui três doses.