Published On: ter, jul 11th, 2017

Professor do Piauí fala sobre a experiência com jogos interativos

Share This
Tags

Ele dará palestra a professores e estudantes no Centro da Juventude

Professores trazem até Almirante Tamandaré jogos interativos que podem ser difundidos nas escolas. O professor de Educação Física, Carlos Augusto Acosta, é especialista em queimada (uma vertente do conhecido “caçador”) e dará uma palestra para professores e alunos na próxima quarta-feira (12), às 13h30, no Centro da Juventude. O material utilizado é uma bola de vôlei ou de borracha, de tamanho médio. O local é um terreno plano, de forma retangular, demarcado por linhas que deve ter mais ou menos 16 m de comprimento por 8 m de largura, sendo dividido em dois campos iguais, por uma linha reta e bem visível traçada no solo.

O tamanho do terreno pode variar conforme o número de jogadores. “Começamos a difundir a queimada no Nordeste porque havia muitos casos de gravidez precoce e de envolvimento com drogas. Conseguimos reduzir os índices apenas com a prática do esporte”, contou Carlos Augusto. O jogo pode conter 12 jogadores. As qualidades desenvolvidas são movimento, destreza, domínio e cooperação. O objetivo do jogo é fazer o maior número possível de prisioneiros em cada campo. O grupo vencedor será aquele que fizer o maior número de prisioneiros dentro de um tempo pré-estabelecido, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.

 

A professora Monica Cordeiro, de Pinhais, lançará em Almirante Tamandaré a prática do tapembol – jogo criado no espaço escolar, de forma coletiva, cuja maneira de vivenciar se baseia inicialmente em dar tapas na bola entre os participantes, trocando passes até o objetivo do gol. Outro fator característico do jogo é que os fundamentos permitem somente até dois toques por vez, limitando em um ou dois o contato com a bola antes que ela seja passada para outro companheiro, fazendo com que cada um precise de todos, tornando ilimitada a participação efetiva de todos os componentes das equipes.

 

As equipes são compostas por seis participantes de cada lado sendo classificados como um goleiro, dois na defesa, um central, um apoio direito e um apoio esquerdo. O goleiro é o principal defensor da área e articulador de jogadas. A promoção das palestras é feita conjuntamente entre as secretarias de Educação e de Família, Juventude, Esporte e Lazer.